Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Tecnologia Educacional

Examinando o que tem sido denominado como Tecnologia Educacional (TED), encontramos duas vertentes fundamentais: em 1º lugar, as concepções próprias das décadas dos anos 1950 e 60, nas quais correspondia à TED o estudo dos meios como geradores de aprendizagem. Em 2º lugar, fundamentalmente a partir da década de 1970, aquelas concepções que definem a TED por seu estudo do ensino como processo tecnológico. 

TED é aquela que reflete sobre a aplicação da técnica à resolução de problemas educativos, justificada na ciência vigente em cada momento histórico. 

Diferentes autores coincidem em situar a origem da TED na década de 1950. Esta é uma década chave para o posterior desenvolvimento dos âmbitos da TED, destacando-se, nesse momento, a importância crescente do tema da comunicação. 

Pela década de 1960, começaram a incorporar-se os avanços da psicologia cognitiva, para analisar os meios desde os processos cognitivos provocados. 

Pelo fim da década de 1960 e nos anos 70, a TED pode ser caracterizada desde dois pontos de vista: um restrito e outro amplo. A versão restrita aparece vinculada ao emprego de novas tecnologias, mas continua sendo o limite dos aparelhos, da utilização de meios, o que caracteriza o campo. Na visão ampla, a TED é caracterizada como conjunto de procedimentos, princípios e lógicas para atender os problemas da educação.  

MAGGIO, M. O campo da tecnologia educacional: algumas propostas para sua reconceitualização. In: LITWIN, Edith (org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre. ArtMed, 1997. p .12-21. Cap. 2.