Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Tecnologia

A palavra tecnologia deriva dos vocábulos gregos tekhné (arte, indústria, habilidade) e logos (argumento, discussão, razão). A tecnologia, em sua etimologia, consiste, portanto, no conjunto de conhecimentos/saberes, argumentos e razões em torno de uma arte/ofício, ou de um fazer determinado. De outra forma, pode ser entendida como o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento, voltado para as necessidades humanas. 

É importante ressaltar que, independentemente da posição econômica a ser adotada, o termo tecnologia não deve denotar per se uma inovação limitada ao meio digital. O dicionário Michaelis assim conceitua tecnologia:  

1. Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos à arte, indústria, educação etc. 2. Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular. 3. Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico. 4. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 5. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. 

Portanto, qualquer uso da técnica ou do conhecimento para facilitar e aprimorar o trabalho com a arte, a indústria e outros instrumentos pode ser considerado uma nova tecnologia.  

Apesar de considerarmos hoje, em grande medida, tecnologia “sinônimo de aparelhos cada vez mais inteligentes, sofisticados e rápidos, como seu computador, tablet ou smartphone”, há quem diga que não é errado considerar “que um arco e flecha, por exemplo, também seja tecnologia”. 

As palavras tecnologia e inovação são, hoje, correntes e intimamente relacionadas aos ambientes digitais. O uso corrente desses dois termos está voltado para as tecnologias de informação e comunicação consideradas “alta tecnologia” ou “tecnologia de ponta”, espelhando as tecnologias mais avançadas atreladas à ideia de “inovação”.   

MAGRANI, E. A Internet das Coisas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. 192 p.  

 

As tecnologias muito específicas, que se apresentam sob a forma de suportes ou ferramentas, como o quadro, o giz, o lápis, as réguas, máquinas de calcular, têm sido sistematicamente incorporadas ao cotidiano das instituições escolares em todos os níveis. Essas tecnologias são tão acessíveis e utilizadas com tanta frequência que já não as percebemos como artefatos tecnológicos.  

SARDELICH, M. E. TIC, TAC E TEP: tecnologias para empoderar e aprender. UNISANTA Humanitas, São Paulo, v.1, n. 1, p. 22-31, 2012.