Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Robô

O termo “robô” advém da palavra checa robota, que significa servo ou trabalhador forçado. Portanto, é interessante notar que, na gênese do termo, há uma forte vinculação da ideia de robô como um servo moderno da humanidade. Apesar de a robô “Sophia” chamar atenção pelas suas feições humanísticas, trataremos do conceito de robô englobando tanto os robôs com existência física quanto os imateriais, como programas de computador e algoritmos. A palavra robô pode se referir tanto a robôs físicos quanto a agentes virtuais de software, mas os últimos geralmente são chamados de bots (diminutivo de robots), também conhecidos na internet como bots ou web robots, consistindo geralmente em uma aplicação de software voltada a simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão. Aqui, especificamente, nos importam mais o conteúdo e o poder de agência/influência do que a forma de manifestação.  

MAGRANI, E. Entre dados e robôs: ética e privacidade na era da hiperconectividade. 2ª ed. - Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019. 304 p. 

Obs.:Sophia é um robô humanoide desenvolvido pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, capaz de reproduzir 62 expressões faciais. Projetado para aprender, adaptar-se ao comportamento humano e trabalhar com seres humanos. Em outubro de 2017, tornou-se o primeiro robô a receber a cidadania de um país.