Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Redes Sociotécnicas

As redes sociotécnicas podem ser definidas como uma das formas em que pode ser desenvolver uma rede social. Aquela em que a tecnologia oferece a estrutura de sustentação das relações sociais que se estabelecerão. Rede sociotécnica porque não se trata apenas de uma rede de computadores nem tampouco de um aglomerado de pessoas (Cebrián, 1999), mas de uma interconexão de seres humanos — uma rede social — possibilitada pelas tecnologias. Nela, tudo se dá de forma peculiar, inclusive as relações entre as pessoas. 

Bruno Latour (1994) define a estrutura das redes sociotécnicas, na qual o ser humano seria mais um nó numa estrutura não-linear, sempre aberta a novos componentes. 

Um exemplo de uma rede sociotécnica é a Internet. A internet pode ser vista como uma rede sociotécnica ao viabilizar e potencializar a interação e a comunicação entre as pessoas numa estrutura autorreguladora reticulada. A tecnologia que ela envolve, as conexões e os nós técnicos e sociais por ela formados lhe servem de sustentação e, ao mesmo tempo, são sua razão de existir. 

MEDEIROS, Z.; VENTURA, P.C.S. Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo. Educ Pesqui [Internet]. Abr. 2008; 34. Available from: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100005.