Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Literacia Digital

Os estudos normalmente definem Literacia Digital como habilidades necessárias para utilizar os computadores ou as habilidades para usar o computador para navegar na Internet. Muitas pesquisas baseiam-se na percepção que os próprios usuários têm de suas habilidades e conhecimentos para lidar com as TICs. Para Gilster (1997), literato e pesquisador que cunhou o termo literacia digital, trata-se da “extensão lógica da própria literacia da mesma forma que o hipertexto é uma extensão da experiência de leitura tradicional” (1997, p. 230). O autor define literacia digital como “a habilidade de entender e utilizar a informação de múltiplos formatos e proveniente de diversas fontes quando apresentada por meio de computadores.” (1997, p.1) e estende os limites do conceito ao afirmar que “literacia digital é igualmente sobre contexto” (1997, p. 35). 

CAPOBIANCO, L. Comunicação e Literacia Digital na Internet: estudo etnográfico e análise exploratória de dados do programa de inclusão digital AcessaSP - PONLINE. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

 

A literacia digital é operacionalizada como a capacidade de aceder à Web, compreendê-la e utilizá-la, criando conteúdos, partilhando-os e consumindo-os de forma crítica, ética, segura e intencional. Neste sentido, a literacia digital possui três níveis: o acesso (à Web), a compreensão dos seus conteúdos (o que são, quem os produz, porque produz, como usa) e a utilização (das ferramentas digitais). 

SEBASTIÃO, S. P. A literacia digital e a participação cívica. Educação, Sociedade & Culturas, n. 42, 2014, p.111-132.

 

Mais do que o simples manuseamento tecnológico de um computador e da Internet, a literacia digital implica que o utilizador seja capaz de lidar com informação que recolheu na rede e continue a usá-la de forma efetiva e construtiva. A literacia digital é, neste sentido, um elemento essencial tanto do ponto de vista do desenvolvimento econômico como do ponto de vista social e que veio estabelecer uma fronteira entre infoincluídos e infoexcluídos. 

CORREIA, A. A. P. Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em estudos de informação e bibliotecas digitais) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2009.

 

A literacia digital pode ser compreendida como a capacidade do sujeito de entender e usar a informação de forma crítica e estratégica. Nesse viés ocorreria a ampliação do discurso e a possibilidade de elevação cultural por meio da literacia digital. Diante da literacia digital, o sujeito é capaz de receber a informação, selecioná-la e utilizá-la em seu cotidiano. 

OLIVEIRA, M. M.; GIACOMAZZO, G. F. Educação cidadania: perspectivas da literacia digital crítica. Artigos EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 43, p. 153-174, maio/ago. 2017.