Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Impacto das Novas Tecnologias da Informação (Otimistas x Pessimistas)

Em relação ao impacto das novas tecnologias da informação na sociedade, existem posturas divergentes. Há os que postulam o nascimento de um novo tipo de sociedade “pós-industrial” ou “era tectrônica” e consideram que se trata de um progresso baseado na inovação tecnológica que busca o bem comum, exige uma maior qualificação da força de trabalho e desafia as instituições educacionais a oferecerem um ensino de qualidade para todos (otimistas); enquanto que as posturas pessimistas sustentam que este progresso tecnológico só beneficia a uma minoria, requer cada vez menos qualificação da força de trabalho, gera desemprego e reduz o papel da escola ao controle e à reprodução da ordem social existente. 

Apesar de suas diferentes perspectivas, ambas posturas − otimistas e pessimistas − centram-se na mudança e no que muda, mas não consideram os aspectos que persistem, quer dizer, as desigualdades econômicas, sociais e culturais. As novas tecnologias, por si mesmas, não transformam as estruturas sociais, incorporam-se a elas. 

Mas, mais importante ainda é que ambas as posturas concebem os efeitos sociais das novas tecnologias da informação como “posteriores” à mudança científica e tecnológica, e ocultam o fato de que a própria opção tecnológica é uma opção social, que a dimensão social é constitutiva do fato científico e tecnológico. 

LIGUORI, L. M. As novas tecnologias da informação e da comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In: LITWIN, Edith (org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: ArtMed, 1997. p. 78-97. Cap. 6