Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Cansaço da Informação

A rápida circulação de informações acelera também a circulação de capital. Assim, a supressão da barreira imunológica cuida para que massas de informação nos adentrem sem colidirem com uma defesa imunológica. A baixa barreira imunológica fortalece o consumo de informações. A massa de informação não filtrada faz, porém, com que a percepção seja embotada. 

SFI (Síndrome da Fadiga da Informação), o cansaço da informação, é a enfermidade psíquica que é causada por um excesso de informação. Em 1996 o psicólogo britânico David Lewis cunhou esse conceito. SFI se referia primeiramente àquelas pessoas que precisavam trabalhar profissionalmente por um longo tempo uma grande quantidade de informação. Hoje todos são vítimas da SFI. A razão disso é que todos somos confrontados com quantidades rapidamente crescentes de informação. O excesso de informação faz com que o pensamento definhe. (...) A enxurrada de informações à qual estamos hoje entregues prejudica, evidentemente, a capacidade de reduzir as coisas ao essencial. 

Mais informações não levam necessariamente a melhores decisões. Justamente devido à crescente massa de informação a faculdade do juízo definha hoje. (...) Mais informação e comunicação não esclarecem o mundo por si mesmo. A transparência não torna também [por si mesmo nada] clarividente. A massa de informação não produz por si mesma nenhuma verdade.  

A partir de um determinado ponto, a informação não é mais informativa, mas sim deformadora, e a comunicação não é mais comunicativa. 

Pertence ao quadro de sintomas da SFI também a incapacidade de tomar responsabilidade. A responsabilidade é um ato que está ligado a certas condições mentais e, também, temporais. Ela pressupõe, primeiramente, obrigatoriedade. Assim como o prometer ou o confiar, ela estabelece um compromisso com o futuro.  

HAN, Byung-Chul. No Enxame: Perspectivas do Digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. 134 p.