Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Definem-se ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs, como sistemas de ensino e aprendizagem integrados e abrangentes capazes de promover o engajamento do aluno. 

Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a interatividade entre o aprendiz e o objeto de seu interesse e representam uma motivação despertando no aluno a vontade de interagir e de organizar seu conhecimento, ampliando o seu saber e a sua visão de mundo. 

AGUIAR, E. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. IF-Fluminense. Campos dos Goytacazes/RJ. VÉRTICES, v. 10, n. 1/3, jan./dez. 2008. 

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são sistemas computacionais que possibilitam aos professores e aos alunos trabalharem dentro de um ambiente online de aprendizagem. De acordo com Paulsen (2002), as funcionalidades abrangidas por um AVA geralmente incluem: "controle de acesso, provisão de conteúdo educacional, ferramentas de comunicação e organização de grupos de usuários". Esses sistemas permitem apresentar o conteúdo de maneira organizada e integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos. Além de poder abarcar o registro de atividades realizadas pelos usuários no ambiente virtual, também podem proporcionar processos avaliativos automatizados. Os AVAs são um avanço comparado aos designs online que meramente disponibilizam aulas expositivas na internet. Alguns exemplos de AVAs são: Moodle, Google sala de aula (Classroom), Canvas LMS, e Blackboard.  

O educador disponibiliza materiais e atividades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem para que o participante acesse no momento que desejar. Exemplo de materiais: vídeos, artigos, podcasts. 

ESCOLA Nacional de Administração Pública (ENAP). “Temos que dar aulas remotas... e agora?”. Material didático do curso. 2020. Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313. Acesso em: 07 Jul 2020