Glossário TDICs

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Datificação

Nos últimos anos, o uso e coleta de dados foram intensificados, em um processo que veio a ser denominado de datificação. Esse fenômeno está ancorado nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e tem como palco central a Internet, espraiando-se para cada vez mais setores, incluindo o conjunto da economia, no modelo que recebeu o nome de indústria 4.0. As formas e os conteúdos que buscam fomentar as práticas de consumo têm sofrido alterações, com a crescente individualização da oferta e com a proliferação de dispositivos digitais, com destaque, hoje, para os móveis, por meio dos quais temos acesso frequente a uma gama de produtos e serviços, bem como para a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que já tem levado, ainda que de forma incipiente em termos de capilaridade, à comercialização de novos produtos e serviços baseados no uso de dados. 

MARTINS, H.; VALENTE, J. Datificação da economia e impactos nos mercados das comunicações digitais: uma análise do Google e do Grupo Globo. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 21, n. 3, p. 85-100, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/155437. Acesso em: 01 mar. 2023.

 

A datificação, de acordo com Mayer-Schoenberger e Cukier (2013), é a transformação da ação social em dados online quantificados, permitindo assim monitoramento em tempo real e análise preditiva. As empresas e as agências governamentais exploram as pilhas exponencialmente crescentes de metadados coletados a partir da mídia social e plataformas de comunicação, tais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Tumblr, iTunes, Skype, YouTube, e serviços gratuitos de e-mail, como o Gmail e o Hotmail, para rastrear informações sobre o comportamento humano: ‘Podemos agora coletar informações que não podíamos antes, seja sobre os relacionamentos revelados por chamadas telefônicas ou sentimentos mostrados em tweets’ (Mayer-Schoenberger; Cukier, 2013: 30). 

VAN DIJCK, J. Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. Matrizes, v.11, n. 1, jan.- abr. 2017, São Paulo. p. 40. Link para matéria: https://pp.nexojornal.com.br/glossario/Tecnologia-dados-e-pol%C3%ADticas....

 

Segundo Van Dijck (2016), a datificação, isto é, a produção e o tratamento constante de dados, é uma dinâmica que extrapola o ambiente virtual, constituindo-se como uma tendência social que impacta, também, o mundo do trabalho. 

CARVALHO, M. E. R. Big Data: como a datificação está impactando o trabalho publicitário? Uma análise da atuação profissional na empresa Deloitte Digital. Orientadora: Helena Martins do Rego Barreto. 2022. 75 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68607

 

Ainda de acordo com Van Dijck, propomos aqui o uso do termo “datificação” para enfatizarmos que os processos de monitoramento, predição e ranqueamento, entre outros, devem ser entendidos como uma forma emergente de conhecimento, ou um “novo paradigma na ciência”. Nesse modelo, assume-se ser possível transformar “tudo” em dados armazenáveis. Uma das consequências é o avanço da ideologia do dataísmo, ou seja, de uma “crença generalizada na quantificação objetiva” (VAN DIJCK, 2017, p. 43) propiciada pelos dados. 

ANDRÉA, C. d’. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32043. Acesso em: 06/02/23